quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A SAÚDE ESTÁ DOENTE EM EUNÁPOLIS

O sucateamento da Saúde Pública faz de Eunápolis,
uma cidade proibida para alguém adoecer!
Eunápolis, cidade de convergência regional, com grandes contribuições tributárias ao Estado, deveria, quando se trata de saúde pública, ser destacadamente a melhor cidade da região em assistência. Mas quando passamos do discurso à prática, o que impera nesta cidade é o verdadeiro caos.
Diariamente, quando se vai ao hospital e postos de saúde, os usuários do SUS tem de esperar em geral quatro ou cinco horas, porque o serviço está cada vez pior. A rotina nessa unidade é de poucos médicos e falta constante de medicamentos.
Nos postos dos bairros, a rotina é dramática: não tem médicos especialistas, odontólogos, e serviços especializados são raros. Logo, o que se percebe, quando realizadas pesquisas como a executada pelo próprio governo, é que essas iniciativas são medidas irrisórias dedicadas a fabricar falseamentos e campanhas políticas, ou mesmo mascarar a ineficiência do serviço público.
Em geral, os gestores e vereadores, não sabem a realidade que as pessoas passam nos diversos órgãos públicos, destacadamente os de saúde. Suas motivações são tão somente garantir suas reeleições, em que não importa a eficácia do serviço.
É vexatório os projetos governamentais como o UPA e a tão proclamada assistência especializada pregada pelo governo do prefeito Robério Oliveira (PSD), que não passam de mentiras deslavadas. Falo isso porque na maioria dos Postos Médicos, os atendentes, referindo-se ao atendimento em odontologia, destacam que não funcionam há meses por falta de material, e em quase todas unidades de Eunápolis, não haveria atendimentos pelo mesmo motivo. O pronto-atendimento caracterizam-se pela precariedade no atendimento.
Solução para essas questões: fazer perguntas a qualquer vereador ligado ao prefeito como “Num caso de precisão, você acredita no serviço público de saúde?” Ou quais os projetos na área seu prefeito propôs e efetivamente funciona? No caso do Hospital Municipal, a única solução é: se a pessoa tem condições de pagar um plano, o faça urgentemente. E quanto à saúde em geral, a solução é rezar para não ficar doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário