segunda-feira, 29 de junho de 2020

FALTA DE “PEDRÃO” ENTRISTECE O POVO E ADOECE O PREFEITO

Sem "Pedrão", não vai ter enganação e o dinheiro é do ladrão!

Segunda-feira, dia 29, é o término de um mês de alegria para o povo nordestino. Aqui pelas bandas de Eunápolis, o “Pedrão” já estaria hoje, pela metade dos 30 dias de faraônicas festas, oxigenadas pelo desespero do seu uso como válvula de escape, para uma improvável reeleição do corrupto prefeito Robério Oliveira (PSD).
Junho é marcado por cantorias, danças, rezas, fogos, boa culinária, fogueiras, tendo como pano de fundo, quase sempre, uma chuva fina.
Começa no
dia primeiro com a trezena de Santo Antônio, cujo ponto culminante é no dia 13; depois vem o São João e termina com o Dia de São Pedro, comemorado também pela esforçada classe dos barraqueiros e vendedores de iguarias e bebidas típicas das forrozadas.
Em nenhum período do ano o povo sente-se tão à vontade, vivendo no meio da família e dos amigos, em sítios, ruelas, fazendas, salões, “Forrós de bairros” e “Pedrão”, todo o calor das festas juninas. É a época em que brota de maneira extraordinária todo o esplendor do nosso folclore.
A música faz parte desses festejos de forma destacada. E Luiz Gonzaga é o sinônimo de festas juninas. Até hoje, depois de tantos anos falecido, suas encantadoras músicas não deixam de ser ouvidas em todos os lugares onde se comemora o São João: “Asa Branca”, “Assum Preto”, “Feira de Caruaru”, “São João na Roça” e tantas outras que alegram o viver do nordestino nesses dias de Junho.
Eu, particularmente, tenho imensa saudade das festas juninas do meu passado. As ruas sem calçamento, eram repletas de fogueiras, onde as famílias em todos os bairros se entrelaçavam numa alegria sem fim.
É uma pena que em consequência dessa pandemia, nossa gente não tenha tido a alegria de comemorar este ano os festejos juninos.
Todavia a tristeza maior deve está adoecendo Robério, que não terá o “Pedrão”, para artistas famosos e caros, usarem e abusarem das súplicas, para que seus milhares de fãs eunapolitanos, reelegessem o prefeito, ainda que Eunápolis tivesse que permanecer com Hospital Regional e Postos de Saúde sem equipamentos, médicos e medicamentos; escolas sucateadas e professores maltratados; ruas esburacadas e mal iluminadas, com prefeitura ficando cada vez mais pobre e prefeito enriquecendo muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário