domingo, 23 de fevereiro de 2020

HÁ DE SE DOAR SANGUE PELOS EUNAPOLITANOS

O alcaide só é Fraterno para sugar o sangue de Eunápolis, mas
sua máscara de sanguessuga já não disfarça sua maledicência!
O ato de doar sangue produz vários benefícios à saúde de quem resolve praticar a doação. Estudos científicos já comprovaram, por exemplo, que o sistema cardiovascular de um doador regular de sangue é favorecido pelo gesto.
A partir da doação, há consequências que afetam positivamente o sistema de saúde e a vida de outras pessoas. Doar 450 ml de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.
A ausência de estoque prejudica tratamentos e pode levar ao cancelamento de procedimentos cirúrgicos. Mas, se a doação de sangue é simples e fortalece a saúde de quem doa, então por que o Ministério da Saúde contabiliza como doadores apenas 1,9% da população brasileira? E olha que a maioria dos estados e grandes municípios realiza campanha regular de massificação em prol do
ato de doar.
Em Eunápolis, o quadro é certamente mais crítico do que a média constatada na Bahia. Informações dão conta de que o Hemocentro de Eunápolis está com número de bolsas disponíveis bem aquém e os técnicos da instituição vivem em permanente angústia, temendo colapso. Esse quadro recorrente não sensibiliza o governo Robério Oliveira (PSD). Nem os apelos por campanha de conscientização permanente movem a máquina publicitária milionária do governo em favor de um setor que cuida da vida.
O Hemocentro, portanto, segue no bloco dos esquecidos por esse governo.
Durante o carnaval, O Hemocentro de Eunápolis estará de portas abertas para atender os voluntários interessados em doar sangue. Para doar sangue, os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido no mínimo 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas.
O Hemocentro Regional em Eunápolis tem capacidade para atender 50 pessoas por dia. Em média, a unidade recebe 500 candidatos por mês para doar sangue, atendendo a demanda de oito municípios vizinhos. Os voluntários interessados devem comparecer na unidade, localizada na Avenida Brilhante, s/n, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h. Mais informações em www.hemoba.ba.gov.br..

Nenhum comentário:

Postar um comentário