Ninguém consegue derrubar a consciência de um povo! |
Pesquisas de intenção de voto não mudam apenas os humores de candidatos e eleitores. Elas são cada vez mais importantes para o direcionamento das doações dirigidas às diferentes campanhas. O dinheiro corre com mais facilidade para os cofres dos que aparecem com mais chances de vitória e estimulam cooptações de apoios e partidos.
Prestam-se também para influenciar eleitores indecisos ou determinados a mudar o voto, deixando de lado a escolha inicial e optando por outra, não tanto de sua predileção, mas capaz de evitar o sucesso do maior adversário, criando o chamado “voto útil”. Sem falar na desmobilização de militantes antes do fim do pleito ao verem seu candidato desabando nas pesquisas.
No final do ano passado, o site Bahia Notícias divulgou uma pesquisa contratada junto ao instituto Séculus que apresentou Cordélia com 40%, o prefeito Robério com 23%, o vereador Ramos Filho com 7% e Neto Carletto com 2%.
A tática do "Rouberistas" foi desqualificar o levantamento, em comentários e fake news nas redes sociais, em rádios dos "Fraternos" e sites venais da cidade.
Todavia, contra números exatos e fatos, não há argumento e enquanto Robério submerge-se no lamaçal e mediocridade da sua gestão, Cordélia avança em "céu de brigadeiro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário