Só eleitores venais, podem assegurar reeleição para Robério! |
Os eleitores do prefeito Robério Oliveira (Fraterno) e detentores de cargos comissionados na prefeitura de Eunápolis, não escondem que suas esperanças de reeleição do alcaide estão agarradas, unicamente, à compra de votos!
Com rejeição acima de 78% e aceitação inferior a 5%, as chances de vitória de Robério é tão insustentável, quanto o peso de consciência de quem é ético e se submete a ser fraterno com corruptos.
Não há quem se eleja comprando votos, que não tenha péssimas pretensões no trato com o comando do erário. E entre os eleitores que vendem votos, impera a irresponsabilidade, egoísmo e masoquismo político.
A compra de votos é crime eleitoral. De acordo com a Lei das Eleições, o candidato que doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor algum bem para obter o voto, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, está sujeito a pena de multa, cassação e pode tornar-se inelegível por oito anos. O eleitor que receber, solicitar dinheiro ou qualquer outra vantagem, para si ou para outra pessoa, também está sujeito a crime. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que deve haver provas robustas contra o acusado para condená-lo.
A fiscalização depende de o cidadão apresentar denúncia e comprovação. O sistema aceita arquivos fotográficos, áudios e vídeos, enviados via web ou aplicativo de celular. A identificação do denunciante pode ser preservada. O candidato é notificado para apresentar defesa e tudo é encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário