domingo, 17 de novembro de 2019

SERÁ QUE O POVO BENEFICIARÁ OS LACAIOS DOS REIS?

Os carrascos do povo são eleitos pelos mesmos que lhe judiam!

Engana-se quem acredita que no próximo ano o eleitor fará uma limpa na política na Câmara Municipal de Eunápolis. Nem a submissão ao alcaide; nem os cargos de parentes e aderentes na prefeitura e nem a omissão diante das gravíssimas enuncias de corrupção no governo serão suficientes para convencer a população de que a maioria dos atuais vereadores da cidade, é o que existe de mais supérfluo, insignificante na sociedade, política e governabilidade de Eunápolis.
Os vereadores, envolvidos na “mamata das nomeações”, enfrentarão as urnas em outubro próximo e muitos deles com chances reais de se reelegerem.
Partidos hegemônicos e políticos tradicionais tendem a se beneficiar de um sistema eleitoral que é pouco permeável à renovação e cujos personagens envolvidos em esquemas de compadrio com o prefeito mais corrupto da história de Eunápolis, se beneficiarão do custo menor de campanha, do Fundo Eleitoral que financia amigos do rei”; do aparelhamento do setor público e dos benefícios intrínsecos a quem está com mandato. Furar este bloqueio será uma tarefa bem difícil. Quase improvável.
Mas há outro ângulo que não se deve perder de vista nesta conjuntura: será o eleitor que vai decidir sobre a manutenção ou renovação na política de Eunápolis. Parece que a corrupção não será tema central deste pleito. Contraditoriamente a tantas denúncias, inquéritos, processos e “Operação Fraternos”, o eleitor parece indiferente e segue ligeiramente a dar um indulto aos “lacaios dos corruptos e ficha sujas”.
Acrescente-se a isso a parcela mais descrente e pouco disposta a votar no próximo ano. Em todas as pesquisas, os números giram entre 50% a 70% dos entrevistados que ainda não definiram seu voto ou que não pretendem comparecer no dia 04 de outubro. Ao fazer isso, este perfil contribui ainda mais para a manutenção de corruptos e incompetentes no poder.
São as contradições que movem a roda viva da política e a torna imprevisível. Mas igualmente danosa e venal se pessimamente utilizada por pessoas mal intencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário