Lugar de mulher também é na política! |
A história de Eunápolis retrata a escassa participação feminina na política.
Verifica-se na cidade um substancial aumento de inclusão de pré-candidatas ao cargo de vereadora e como elas representam mais da metade dos eleitores de Eunápolis, há de se supor, que mulheres serão eleitas para a Câmara Municipal, com perspectivas promissoras de Cordélia Torres (DEM), tornar-se a primeira mulher a exercer a mais alta função do Poder Executivo Municipal, o mais alto cargo político da cidade de Eunápolis.
As normas eleitorais, de sua vez, vêm incentivando a participação feminina no cenário político. Atualmente, pelo menos 30% dos candidatos devem ser mulheres dentro dos partidos políticos e 30% do fundo de financiamento das candidaturas, são somente para as mulheres.
Esta, visando estimular a igualdade participativa de homens e mulheres na política, além de estabelecer programas de promoção e difusão da participação política feminina, determinou a obrigatoriedade dos partidos políticos destinarem 5% do fundo partidário à formação política das mulheres, prevendo punição para o descumprimento da regra e da não observância do percentual mínimo de vagas destinadas a mulheres dentro dos partidos.
Mesmo com a emancipação feminina, consolidada pela Constituição Federal de 1988, que equiparou homens e mulheres em direitos e obrigações, o crescente número de eleitoras femininas e a conquista em vários cargos antes de exclusividade dos homens, somado às regras incentivadoras de maior participação, ainda é pequena a representatividade da mulher na política de Eunápolis e este fato é revelado na inexistência de representação do gênero feminino em seu Poder Legslativo.
O sistema de quotas já se mostrou ineficaz para diminuir o vácuo existente entre os postulantes a vagas ou cargos públicos.
É necessário que as mulheres despertem para a importância delas ocuparem espaços eletivos, pois assim serão protagonistas do que elas mesmas imaginam e que somente elas são capazes de melhor realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário