As decepções fizeram o povo abrir os olhos e fechar o coração para Robério! |
Tenho observado que as pessoas estão habituadas a fazerem suas analises do que revelam as pesquisas eleitorais, apenas no quesito aceitação e desprezam o que considero mais importante nessa questão, que são os índices de rejeição.
Me fundamento no fato de que aceitação é resultado de construção de imagem e isto é fácil de obter rápidos e ótimos resultados, sobretudo, através das atividades de bons profissionais de marketing e públicidade, que sabem como transformar asquerosos sapos em príncipes encantados e encantadores.
No quesito rejeição a situação é muito mais complexa e difícil.
Para ilustrar melhor essa realidade, recorro a suposição da existência de dois vizinhos, que compartilham constantes bons momentos de entretenimento por anos, mas um que é policial e flagra o filho adolescente do outro, fumando maconha; e o espanca bastante, a ponto de fazê-lo perder alguns dentes. Este fato acaba com a amizade entre aqueles vizinhos. Mas, alguns anos depois, o mesmo vizinho policial, que espancou aquele garoto, livra sua irmã de um estupro e esta segunda ocorrência resulta em retorno à boa relação social entre os vizinhos.
Acabou a inimizade, mas jamais terminará a desconfiança e a rejeição.
Para que essa história de aceitação inicial, que acabou em rejeição e depois retorno de boa relação social, volte a adquirir confiança e haja término de qualquer requício de rejeição, serão necessários mais exemplos de bom senso, responsabilidade, compadrio e tolerância.
É aí onde a "jiripoca pia" e a "cobra fuma", para a situação de rejeição a que está submetido o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), que se diz disposto a tentar permanecer no posto de prefeito por mais anos.
Ele foi bem tratado pelo povo, que o elegeu prefeito e o maltratou bastante depois que foi eleito.
Este fato explica a rejeição que faz Robério ser "carta fora do baralho" no jogo das próximas eleições.
O tempo do prefeito voltar a adquirir confiança do povo e acabar com qualquer requício de rejeição, está escasso e insuficiente para reconquistar o compadrio, tolerância, apoio e voto popular.
Estes fatos revelam, que não há aceitação que possa sobrepujar a rejeição que fará Robério perder a eleição!
Para construir uma aceitação ao político, são necessários poucos dias. Mas para desconstruir sua rejeição, quatro anos talvez precisem de mais quatro anos de desculpas, benevolência e milhares de "engolidas de sapos"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário