O vereador embevecido em puxar o saco do prefeito nunca ver o defeito de ser mequetrefe na Câmara! |
O sujeito é eleito para ser vereador, mas depois de diplomado e empossado, passa a ser bajulador do prefeito, fechando os olhos para as mazelas e corrupção, que ele tem dever de fiscalizar e impedir.
Em algumas traduções da Bíblia não existem as palavras "adulador" ou "bajulador", e sim "lisonjeador". Lisonjear é dirigir elogios interesseiros a alguém e enaltecer com exagero, visando à obtenção de favores, privilégios.
Quase todo ser humano é vulnerável ao comentário elogioso, e poucos sabem se defender dos bajuladores. Mas tem muitas pessoas preferindo os que as criticam, porque as corrigem, aos que as elogiam, porque as corrompem.
Todos nós estamos muito mais prontos para ouvir uma palavra de elogio, mesmo sendo mentirosa, do que cem palavras de exortação.
Bajular significa “levar algo ou alguém no colo ou nas costas”. O curioso é que, na verdade, o bajulado é quem leva o bajulador nas costas.
Todo bajulador vive às custas de quem o escuta. A bajulação é um comércio de mentiras que, pelo lado do bajulador, apóia-se no interesse, e pelo lado do bajulado, apóia-se na vaidade.
Não devemos confiar em bajulador pois eles geralmente são perniciosos, perigosos, e tem segundas intenções.
O adulado sabe que o adulador mente, mas continua a lhe dar ouvidos.
Que Deus nos guarde dos bajuladores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário