domingo, 13 de dezembro de 2020

TUDO PELO EMPONDERAMENTO FEMININO EM EUNÁPOLIS

Com Cordélia Prefeita, as mulheres estarão melhores em Eunápolis!

        Temos em Eunápolis uma dramática realidade de mortes de grávidas e puérperas, em muitas notificações de doenças nesse grupo de mulheres.

Algumas das mulheres que vieram a óbito em nossa cidade, não tiveram acesso a um leito de UTI. Esse retrato reflete não só as falhas de acesso e de assistência do sistema de saúde, mas problemas socioeconômicos e estigmas que afetam esse grupo. 

Os índices de mortalidade materna são fundamentais para avaliar a qualidade da saúde de

uma cidade, pois o início da vida deve ser muito bem acompanhado desde o pré-natal. Mas o coronavírus expôs que os recursos hoje são insuficientes; o atendimento desarticulado e o acesso da mulher é difícil, frágil, principalmente, quando a mulher é moradora de bairro da periferia de Eunápolis.. 

Não faz sentido que a cidadã precise sair da sua cidade de origem para buscar todo e qualquer tipo de atendimento em outra cidade. O Hospital Regional de Eunápolis, por exemplo, tem uma excelente equipe e pode se tornar referência em diversas áreas, mas precisa de um maior aporte de investimentos. 

 No contexto da atenção para as demandas femininas, sugiro que os vereadores criem uma Frente Parlamentar da Saúde da Mulher, cujo objetivo é dar voz para mulheres de todas as idades, em suas mais diferentes necessidades. Com a pandemia, ficou claro que esse espaço de debate é vital para buscar a garantia de atendimento ágil, adequado e humanizado. 

 A intenção não é criar novas políticas públicas, mas fazer valer aquilo que já existe, é garantir a efetividade das leis. Afinal, esse é um direito da mulher e um dever da secretaria de saúde, que impacta diretamente nas famílias eunapolitanas. 

Se nossas mulheres adoecem ou morrem, perdemos todos: os filhos, os companheiros e a sociedade. Por isso, como comunicador e ativista social, insisto em dizer que a saúde da mulher deve ser prioridade na gestão pública!

Logo teremos uma mulher mãe, prefeita de Eunápolis e este fato nos faz acreditar, que nossa cidade será humanista para mulheres  e a população em geral. E que assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário