segunda-feira, 23 de novembro de 2020

NOVO VÍRUS DESCOBERTO NA BOLÍVIA DEIXA O MUNDO EM PÂNICO

 

Mais um vírus mortal está apavorando autoridades mundiais!

Na Bolívia foi descoberto que um vírus raro está sendo transmitido entre humanos, inclusive já há caso documentado e o mundo está em alerta. O motivo para esse pânico das autoridades é que o vírus causa uma febre hemorrágica que pode levar à morte do paciente.

Em 2019 houve um surto na província de Caranavil, sendo que duas pessoas com febre hemorrágica Chapare, que é a doença resultante desse vírus, acabaram contaminando dois

médicos e um gastroenterologista. A morte de dois desses médicos foi confirmada e agora o mundo fica em alerta novamente. O Chapare é da família dos arenavírus, assim como outros vírus responsáveis por vários tipos de febres que são hemorrágicas.

Os humanos podem ser infectados quando têm contato com roedores que estão contaminados, basta uma mordida ou arranhão e até mesmo o contato com a urina, fezes ou saliva, para que ocorra a transmissão. Mas foi nesta semana que os pesquisadores conseguiram confirmar que houve transmissão entre humanos do Chapare na Bolívia, os detalhes foram dados em um encontro da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene.

Os cientistas acreditam que a transmissão de uma pessoa para outra se dá através do sangue, urina, saliva, secreções e também pelo sêmen. Objetos contaminados também podem ser responsáveis pela transmissão. Como há poucos casos documentados até o momento, cientistas pedem paciência porque precisarão de mais tempo e muito mais pesquisa para começarem a compreender esse vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário