terça-feira, 21 de julho de 2020

JÁ HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

A humanidade está na perspectiva de logo surgir a vacina contra o Covid-19
Informações apontam que a vacina experimental de Oxford contra o coronavírus é segura e produziu resposta imune no início dos ensaios clínicos em voluntários saudáveis nas primeiras duas fases. Segundo a publicação, a vacina não causou efeitos adversos graves e provocou respostas imunes de anticorpos e de outras células de defesa do corpo humano.
Ainda são necessárias mais
análises, porém, para confirmar o grau de eficácia e um possível tempo de duração dessa proteção. Entretanto, trata-se de uma notícia muito boa e que traz esperança para a superação da pandemia do novo coronavírus, que, no Brasil, já infectou mais de 2 milhões de pessoas e causou, até agora, cerca de 80 mil mortes.
A vacina de Oxford não é a única em testes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, avalia mais dois pedidos de autorização para estudos clínicos de vacinas contra a novo coronavírus no Brasil. A previsão é que um deles, em etapa final de análise, receba aval já nos próximos dias.
Até o momento, duas pesquisas com vacinas já tiveram autorização para serem conduzidas no Brasil: além da desenvolvida pela Universidade de Oxford, há a do laboratório chinês Sinovac.
A pandemia de Covid fez com que o cenário de aprovação de vacinas no mundo mudasse. O que costuma levar dez anos para aprovar agora é necessário avançar fases mesmo com perguntas pendentes. Mesmo com os resultados promissores da pesquisa desenvolvida em Oxford, ainda é cedo para poder afirmar que a vacina está pronta para largo uso, com segurança e eficácia comprovada, capaz de imunizar a maior parte da população. Trata-se, porém, da principal esperança que se tem no mundo hoje, e talvez a mais rápida.
Enquanto isso, resta à população manter as medidas de conhecidas para evitar a contaminação pelo coronavírus: manter o distanciamento social, higienizar as mãos constantemente e usar máscara ao sair na rua. São gestos simples que podem representar a diferença entre a vida e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário