sábado, 11 de abril de 2020

É NECESSÁRIO RENOVAR

Eunápolis precisa ser repaginada, sem seus algozes atuais!
O verbo renovar significa muitas possibilidades, todas assemelhadas. Procurei no dicionário e gostei, particularmente, de uma definição que considerei bastante abrangente: “Consertar, reformar, corrigir, melhorar em todos os aspectos ou praticamente em todos”. Machado de Assis, o brasileiro que melhor se expressou através da escrita, em todos os tempos, disse que “Se
não tens força, nem originalidade para renovar um assunto gasto, melhor é que te cales e te retires”. Na verdade, acho que ele quis dizer que não se deve bater sempre na mesma tecla. Que, com uma nova retórica, podemos fazer milagres em matéria de argumentação e convencimento.
Isso se aplica a tudo na vida. Em todas as profissões, nas amizades e nos conflitos emocionais. O poder de convencer o próximo é algo espetacular. Não estou falando de mentir com a maior cara de pau, mas pode acontecer de um mentiroso contumaz ter essa qualidade inata.
Um bom médico diz o que seu paciente tem e o convence de que não é o fim do mundo. O mau médico, você sai da consulta deprimido.  
Eu poderia ficar escrevendo sobre o assunto por muitas páginas, e ele não se esgotaria. O poder de convencer é, na minha nada modesta opinião, a maior força da humanidade. Mesmo um ditador precisa ser aceito pela maioria, que julga necessitar dele.
Nossa vida pessoal também precisa de renovação. Se repetimos sempre as mesmas palavras, paramos de ser ouvidos. Não é fácil encontrar outra linha de raciocínio para dizer as mesmas coisas. Muitas vezes, apenas uma metáfora oportuna pode ser o bastante.
Precisamos reinventar ou redescobrir o passado, para compreender o que nos afeta. Nada é definitivo ou exato; nem a história dos povos e nações. Os segredos são guardados a sete chaves, como o caso da “quadrilha dos Fraternos”, que roubou mais de 200 milhões de reais e tem seu líder teimando em permanecer mamando, mandando e desmandando no erário.
Eu estou tentando-me reinventar. Estou me cansando de escrever sobre governantes sujos; isso deprime. E desistirei se o povo teimar em alimentar as feras que o quer devorar. Os problemas da nossa cidade são fáceis de serem solucionados, com gente digna de a governar. E para iluminar minhas palavras, tento fazer abordagens renovadas com assuntos recorrentes, o que é pior do que procurar ouro cavando o quintal de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário