Todo lacaio "morre" como peixe: pela boca! |
As palavras do vereador Gildair da Telha Sul, de elogios “gratuitos”, ao impopular prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), me motivaram a escrever este artigo.
Oras, o vereador puxa-saco é aquele que fica em torno do prefeito, procurando não apenas realizar a mais contumaz subserviência e agradar os afagos nas carências de “seu dono”!.
Nem sempre o vereador puxa-saco é incompetente, mas seu comportamento pegajoso limita sua capacidade e faz questionar seu potencial realizador. É certo que o bom relacionamento com o prefeito é necessário, faz parte da construção de um mandato produtivo e vitorioso. O excesso, o vínculo somente com o alcaide, o ir e vir em sua companhia mesmo quando não é preciso, especialmente se não for “oficial”, o fato de ser o primeiro a ser chamado quando o prefeito esqueceu de acionar o alarme do seu carro, ou para passar em algum lugar para pegar algo para ele; falar com alguém em seu lugar, ir ao supermercado, preparar seu churrasco, e outras coisas que não fazem parte do escopo parlamentar, e que são feitas até mesmo por oferta espontânea e “despretensiosa” por parte do bajulador, faz mal para o ambiente político.
O vereador puxa-saco não apenas está pronto para realizar o trabalho que lhe cabe, mas pronto para atender as ordens do prefeito, sejam elas quais forem. Normalmente este “vereador de extrema confiança” passa a ter acesso às informações que só o prefeito tem; é ouvinte de confidências políticas e pessoais do chefe do executivo, que lhe dão poder através da informação. Passa a ser temido entre os colegas de Câmara, que também orbitam em torno da subserviência ao prefeito. Olhado com falso respeito. Visto muitas vezes como uma persona non grata pelo grupo.
Pode-se afirmar com segurança que todo prefeito precisa ter na Câmara, vereadores de confiança para construir resultados e desobstruir embaraços. Mas nenhum vereador necessita de algo advindo do prefeito, para o bom exercício do seu mandato.
O vereador que se submete à condição de avaliador do corte de cabelo, cores da gravata e roupa do prefeito, fazendo-lhe pequenos favores pessoais, é porque é um político desprezível, dependente e carente, potencial cliente de uma boa clínica de psicologia.
Se o vereador necessita pendurar-se na virilha do prefeito, para conseguir cargos comissionados para seus aparentes e aderentes, é porque tem pouco a oferecer à comunidade que o elegeu e reelegeu, e qualquer tropeço do prefeito será arrastado junto para o fosso dos perdedores.
Portanto, eleitores estejam atentos para não caírem na tentação de alimentarem os planos nefastos dos puxa-sacos que tendem a atrasar o desenvolvimento de Eunápolis e só agem para se locupletarem do mandato.
Vereadores puxa-sacos, prefeito e líderes incompetentes se merecem e devem estar onde eles são aceitos e não em grupos vencedores que primam pelo verdadeiro espírito comunitário e por resultados consistentes em qualquer tempo.
Chega de puxa-sacos na Câmara e de prefeitos cooptadores deles! Eunápolis não os merece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário