segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ROBÉRIO NÃO QUER PAGAR O QUE DEVE AOS BERNABÉS

Os Agentes de Saúde em Eunápolis estão muito judiados pelo prefeito!
Todo mundo tem conhecimento da importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o quanto esses servidores municipais são vitais para o cuidado com a saúde pública.
O ACS é entendido como o mediador/elo entre a comunidade e a Equipe de Saúde da Família. Ele é o instrumento utilizado para reduzir os alarmantes indicadores de mortalidade materna infantil e diversas outras complicações de saúde na comunidade em que mora e trabalha.
Os agentes são peças fundamentais para a reorganização da atenção básica, pois eles atuam em diversos contextos promovendo a saúde e minimizando agravos e realizam atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios. Mas em Eunápolis os ACS não estão tendo seus direitos respeitados pelo governo municipal e o assunto tem sido pautado nas discussões no plenário do Poder Legislativo da cidade.
O Vereador Artur Dapé (DEM), destacou a importância dos ACS e o pagamento justo de adicional de insalubridade faz justiça a um segmento da sociedade formado por verdadeiros anjos da guarda. E que o prefeito deve pagar este adicional por ser "uma proteção e um direito" dos agentes. Ele lembrou que os agentes são responsáveis não só pelo combate às endemias, mas também pela preservação da saúde da população, uma vez que auxiliam no combate à mortalidade infantil e materna, entre outras atividades.
Estes fatos não foram suficientes para sensibilizar o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), a cumprir o projeto de lei aprovado na Câmara Federal, que caracteriza como insalubre o exercício das atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias, que reivindicam a insalubridade de 20 por cento sobre o salário base nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário