O maior problema de Robério, está em crer no que mente! |
O Prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), tem sido motivo de controvérsias nas conversas entre políticos e lideranças diversas. Algumas das dúvidas que o envolvem, não estão relacionadas às questões de administração, política, ideológica e partidária, pois aí há consenso de que sua condição de gestor e político, é o que se pode afirmar de mais absoluta decepção e inutilidade funcional e racional. E sim, ao seu contexto neuropsicológico.
Um psiquiatra meu amigo, que pediu-me para não ser identificado, está certo de que Robério sofre de um distúrbio denominado de mitomania, que consiste na crença de que a mentira é que faz o indivíduo ser aceito nos grupos sociais.
A mitomania é um distúrbio que leva a pessoa a mentir compulsivamente e o que é mais grave, acreditar na própria mentira. Quem sofre dele acredita que a mentira é a melhor saída para enfrentar um problema. Não existe uma causa definida para a mitomania. Podem ser relacionadas a infância ou fantasiar situações que nunca existiram. Tudo para chamar atenção e pela incapacidade de enfrentar uma realidade que considera dolorosa.
Quem mente compulsivamente necessita de ajuda profissional. O problema é fazer quem sofre do distúrbio reconhecer que tem um problema que precisa ser tratado com terapia e até com medicamentos.
Existem diferentes graus de mitomania. Nos casos mais brandos o mitômano tem consciência de que está exagerando em seu discurso, mas não tem controle sobre isso.
Nos casos mais avançados o mitômano perde a credibilidade e muitas vezes chega a ser caricato. Estes fatos explicam as afirmações de Robério em suas emissoras de rádio, de que seu governo está com muito bom desempenho, em todos os setores e que Eunápolis possui a décima melhor administração pública entre todas as cidades brasileiras. E somente um prefeito com grave distúrbio psicossocial, discorda de que seu maior problema está em seu adiantado estado de mitomania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário